quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O futuro dos livros

O texto abaixo foi elaborado por Carlos Merigo. Vale a pena acessar o site e ver o filme que está disponível e refletir sobre o futuro dos livros.

"Muitas pessoas acreditam que a evolução dos livros são os e-readers. Você faz download da edição digital para a sua tablet e pronto, já está no futuro.
Mas isso não é nada perto do que propõe a IDEO, uma consultoria especializada em design. São 3 conceitos básicos, aos quais eles deram os nomes de Nelson, Coupland e Alice.
Mais do que um texto digital ou com animações bonitinhas ativadas se você chacoalhar seu iPad (ou algo que o valha), o que conta aqui é explorar as funções de verdade, que passam pela interatividade e pelo aspecto social da leitura.
A proposta do Nelson é ampliar a perspectiva que se tem de um texto, e poder acompanhar o debate em torno de temas e ideias apresentadas em um livro. Já o Coupland é formar uma biblioteca baseada nas recomendações e discussões da sua rede social profissional. Por último, o conceito Alice é voltado para engajar o leitor no processo de storytelling, em que você pode participar da história realizando certas tarefas e, dessa forma, o autor revela conteúdo secreto.
Vale ver e imaginar as possibilidades das ideias apresentadas nesse exercício de futuro, mas que ao mesmo tempo parece bem palpável". Disponível em: http://www.brainstorm9.com.br/tech/o-futuro-dos-livros/

Um comentário:

  1. Me parece que o conceito de livro tende a ampliar e ficar mais complexo!

    ResponderExcluir

Expresse sua opinião e colabore construtivamente!