segunda-feira, 18 de outubro de 2010

SEGURANÇA versus PRIVACIDADE

Alguns Gadget's e dispositivos móveis em geral, tais como o IPHONE e o IPAD, ambos da empresa APLE*, possuem um número identificador único e exclusivo de cada equipamento, como um número de série que fica guardado internamente no dispositivo e permite ao fabricante identificar a sua procedência e desta forma validar aplicativos que solicitem a individualização e/ou customização de seu uso.
Este número identificador não pode ser alterado e é chamado de UDID (Unique Device IDentifier) e, pode ser fácilmente acessado por qualquer software instalado no dispositivo móvel em questão.
Até aqui tudo bem... temos uma forma de invidualizar cada aparelho e que permite ao usuário, por exemplo, rankear sua colocação em um determinado joguinho online sem grande esforço. Enfim, a cada dia surgem novas funcionalidades que necessitam de algum tipo de identificação do aparelho em determinado serviço para fornecer algum tipo de vantagem ao usuário ou mesmo para localização via GPS, etc...
A "POLÊMICA" inicia-se quando leva-se em conta que a mesma capacidade de aliar um númeo de identicação de um aparelho ao seu usuário, também pode ser utilizada como um rastreador de comportamento, formando assim um grande BiG Brother Virtual.
Na realidade isto já acontece todo dia com o computador de todo mundo, pois normalmente sites comerciais colocam COOKIES que fazem mais ou menos a mesma coisa, mas com uma grande diferença... podem ser deletados e/ou rejeitados a qualquer momento pelo usuário que não concordar com o rastreamento. Já o caso do UDID é mais complicado, visto que não é transparente ao usuário a forma pela qual os softwares se utilizam do mesmo e, se levarmos em conta que este não é um recurso opcional que possa ser desativado, então chegamos a um limite que vale uma reflexão.
Segurança é ótimo, acompanhada de customização de seviços é ainda melhor, mas a que preço???
Pensem nisso!

* Foi citado o caso da empresa APLE pura e simplesmente de forma ilustrativa por ser público e notório a utilização de identificação em seus aparelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião e colabore construtivamente!