Bastou as grandes companias (leia-se Google, IBM, Microsoft, etc...) começarem a ventilarem na mídia o termo nuvem ou cloud, como queiram, para surgirem vários tipo de nuvens: Nuvem de Informação, Nuvem Colaborativa, Navegação em Nuvem, enfim... tudo menos aquela que produz chuva!
Deixando de lado o modismo, falaremos de forma breve e objetiva sobre este conceito tão difundido e nem sempre tão elucidado como deveria, sem nenhum compromisso com o rigor acadêmico expondo de forma inteligível algumas informações que ajudarão, mesmo ao mais desavisado, formar algum tipo de idéia sobre o tema.
cloud computing |
O desenvolvimento de serviços em nuvem são uma forte tendência da atualidade, visto que até mesmo os especialistas vêem este tipo de tecnologia como uma nova fronteira de evolução tecnológica. Um bom exemplo disso tudo é o GOOGLE DOCS que pode ser acessado de qualquer máquina, inclusive dispositivos móveis (mobile), independentemente do sistema operacional ou hardware em questão, pois a aplicação encontra-se remota e os documentos produzidos podem ser editados e compartilhados em rede livremente.
Enfim, NUVEM, no geral, significa interação/compartilhamento via rede implicando necessariamente na colaboração de diferentes indivíduos que se conectam a um servidor remoto. Portanto, de posse deste dado, daqui para frente fica fácil derivar o termo CLOUD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Expresse sua opinião e colabore construtivamente!