quarta-feira, 24 de agosto de 2011

“O futuro do livro é a colaboração virtual”

Em tempos de Jornada de Literatura vale a pena voltar assunto do Futuro do Livro. Resolvi então, transcrever uma reportagem do Jornal Zero Hora, que traz a opinião de Nick Montford sobre o assunto.

Segue a reportagem:


Novas formas de leitura associadas à tecnologia e à colaboração virtual vão redesenhar a produção literária. É o que aposta o escritor e doutor em Ciência da Computação e Informação Nick Montfort. Para ele, os livros impressos não vão acabar, mas serão transformados pela interatividade.


Pela primeira vez na América do Sul, o norte-americano afirma que as novas conexões permitem desenvolver mais a imaginação dos leitores.

– Ler é explorar ideias e, mais do que nunca, agora a leitura está nos conectando a essas ideias – diz.

Montfort prevê um leitor cada vez mais fascinado por tecnologias ante o acesso a plataformas variadas de absorção da informação. Mas ressalta que as diferenças entre o que está impresso e online tendem a se acentuar:

– O livro de papel é uma boa tecnologia, mas a plataforma online tem diferenciais irresistíveis.
O escritor crê que o atual cenário de mídias colaborativas, tão presente nos jornais online, conduz a bons experimentos de escrita compartilhada. Por outro lado, observa a necessidade de haver um projeto delineado para manter a credibilidade do conteúdo e, principalmente, o foco na produção.
– Quem sabe os participantes da Jornada não possam escrever um livro compartilhado no futuro – desafia.

A 14ª Jornada de Passo Fundo o impressionou, principalmente pela intensa participação das crianças. Otimista, Montfort vê como positivo o desafio de conciliar gerações diferentes diante das novas plataformas de leitura. Para ele, o momento é de transição, o que exige muito especialmente dos professores.
– O mais importante, hoje, é criar um ambiente de aprendizado que se adapte à multiplicidade da interação.


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião e colabore construtivamente!