quarta-feira, 10 de agosto de 2011

20 e poucos anos de WWW

Será que em março de 1989, quando Tim Berners-Lee redigiu para o CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear) o documento "Information Management : a Proposal" (Gerenciamento da informação: uma proposta), o físico tinha idéia do que estaria desencadeando com aquela formatação de navegação e acesso a informação por meio de hipertexto?


Desconfio que o mesmo nem sonhava com o desenrolar desta história!

Afinal, haveria como prever a interatividade da internet 2.0 ou mesmo os inúmeros aplicativos e gadgets que fazem uso da rede mundial para transmitir e receber dados em tempo real? Acredito que não, muito menos que a sua ideia inicial que pretendia organizar a informação, transformaria-se em um território sem fronteiras, com benefícios e também muitos riscos.


Enfim, poderíamos abordar aqui diversos aspectos tangentes a WEB e a implicação desta rede mundial no decorrer das duas últimas décadas, contudo, a mola propulsora que deu início a estas linhas é a mudança ou transformação, como queiram, no perfil dos usuários (consumidores de informação) que influenciou diretamente todas as Ciências da Informação.


Web Designer, Arquiteto da Informação, Gerente de conteúdo, etc... Muitas profissões novas surgiram nos últimos 20 anos, ocupando espaços novos e gerando conflitos ao adentrar em espaços dantes monopolizados por outros. O fato é que esta grande rede, alterou a forma como as pessoas estabelecem relações umas com as outras, o que consequentemente mudou de forma radical a forma como as pessoas buscam por informação e, alguém precisa ordenar e viabilizar o acesso.

Sim, concordo que duas décadas é muito pouco tempo para as coisas se sedimentarem e cada área ter de fato o seu papel definido no novo cenário. Com certa astúcia, atrevo-me a dizer que talvez esta definição nunca chegue, e que o futuro esteja baseado justamente ma mutação, em um literal "darwinismo mercadológico", onde encontrarão seu espaço apenas os que se adaptarem.

"Não irei adentrar na questão da importância do profissional da informação frente a esta nova era. Não irei me repetir, muito menos reverberar os discursos batidos e rebatidos nas salas de aula, eventos e demais textos publicados na área... Cada um deve assumir conscientemente o seu papel."

A conta é simples:
Novas necessidades + Novas ferramentas disponíveis = Novas demandas informacionais


O fato do mundo estar interconectado acelerou as coisas, reformulando o modo como é determinado o grau de obsolência dos métodos. Nos anos 70 considerava-se que uma geração compreendia um espaço de tempo de 30 anos, já hoje em dia não passa de 10 anos. Ou seja, a "nova geração" que já nasceu conectada, já está nas universidades e adentrando no mercado de trabalho em geral, trazendo consigo um novo perfil ávido por consumir informações reduzidas e instantâneas.

Estando ciente de que o cenário está mudando devido as novas tecnologias que nos tornam cada vez mais conectados e dependentes da rede, somado ao novo perfil de usuário que se apresenta, fica fácil chegar a conclusão de que o trem da história está passando frente a nossos olhos e, por enquanto, sem maquinista, visto que ainda não se definiu o perfil exato do profissional que assumirá a função de conduzir a organização destas fontes de informação dispersas na internet.

Possuo uma formação híbrida (Biblioteconomia + Sistemas de Informação) e não tenho pretensão de fazer um discurso de militância em nenhuma área, portanto desejo que os espaços de fato sejam reservados aos mais competentes e adaptados a nova realidade informacional.

A título de curiosidade, seguem alguns links interessantes para quem se interessa pela história da WorldWideWeb:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião e colabore construtivamente!