quarta-feira, 4 de maio de 2011

USABILIDADE X WEBSITES DE BIBLIOTECAS

Vários autores que versam sobre o tema USABILIDADE apontam uma série de equívocos de design recorrentes em websites que, na maioria dos casos, acaba por desconstruir os objetivos iniciais do serviço, afetando diretamente a expectativa inicial do usuário em relação a ferramenta web em questão. Neste ponto, não me parece muito diferente dos conceitos que nos foram transmitidos nas salas de aula dos cursos de Ciências da Informação em geral, explicitando que o ator que deprende uma busca online, hoje em dia, espera ter suas necessidades sanadas por informações advindas deste mesmo canal. Deste ponto, fica fácil verificarmos a ligação/utilidade da usabilidade e seus conceitos de interação com o usuário para com os websites de unidades de informação, visto que a maioria dos autores descrevem o site da biblioteca como uma espécie de guia de referência, integrando e divulgando serviços e informações.
Nestes termos, pode-se caracterizar a usuabilidade como uma preocupação recorrente em bibliotecas, o que é demonstrado através dos vários estudos realizados e publicados em periódicos e em eventos da área, servindo para qualificar os recursos e serviços oferecidos pelos sites das bibliotecas. Os estudos de usabilidade em websites de bibliotecas servem para balizar todo o planejamento, desenvolvimento e implementação dos serviços de informação na rede mundial, com o intuito de não apenas de facilitar o acesso, mas também de melhoria da qualidade dos mesmos.

O tema é sim mais do que interessante e deve ser levado a sério sempre que necessitarem planejar um serviço OnLine para a sua unidade de informação. 

Estes e outros temas serão melhor detalhados em um artigo que a equipe do PRÓ-INFORMAÇÃO irá disponibilizar em breve. 

Enquanto isso, o espaço está aberto ao debate de idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião e colabore construtivamente!