terça-feira, 17 de maio de 2011

National Jukebox e as mudanças causadas pelas novas tecnologias


Historical Recordings from the Library of Congress

De fato os paradigmas ligados ao acesso a informação estão sofrendo mutações inversíveis, causadas pelas novas tecnologias. Ao construir a frase anterior, fui acusado pela minha própria consciência de chover no molhado, contudo, explico o que motiva este que vos escreve a reservar algumas linhas neste blog para chegar a esta constatação bastante óbvia...
Muito se houve falar em mudanças de diferentes aspectos ligados ao comportamento tanto daquele que faz uso, quanto daquele que produz conteúdo nos dias atuais, pois a chegada das novas TIC's causariam implicações X ou Y, e que somadas ao um fator Z determinam uma série de mudanças.
Pois bem, sem pretensões criar um discurso acadêmico, assim como o espectador de  laboratório observa o resultado do experimento, podemos vislumbrar uma destas tão faladas mudanças ao tomar conhecimento e acessar o National Jukebox (http://www.loc.gov/jukebox/), que disponibiliza diversas gravações históricas da Library of Congress para os usuários da grande rede mundial em um formato bastante acessível e condizente aos padrões de navegação portátil, fato que é fácilmente percebido por usuários de smartphones e tablets em geral. Apesar deste serviço não ser declaradamente desenvolvido para usuários de navegação portátil, fica bastante evidente a preocupação com a usabilidade deste público na concepção do layout e disposição das informações.
Portanto, está tirada a contraprova da mudança tão alardeada pelos estudiosos do tema! Mesmos os mais incrédulos com a tecnologia e que trabalham na área das Ciências da Informação, devem ter notado, em algum momento, um usuário caminhando pelas estantes com o olhar fixo em uma tela de pouco mais ou pouco menos de 10 polegadas, muito preocupado em efetuar toques em uma tela que lhe parece dirigir a algum destino e, para surpresa deste profissional que ainda não havia sido afetado pelas novas tecnologias, este usuário está a consultar o catálogo da Biblioteca e outras fontes ao mesmo tempo.
"Fica o recado de que surgiram novas necessidades, novas demandas foram criadas e aquele que, como preconizava Darwin, não obtiver a capacidade de se adaptar, será sumariamente extinto."
Este texto não tem o intuito de promover sensacionalismo ou promover o terror entre os profissionais da informação, pelo contrário, é preciso manter a mente aberta as mudanças que estão ocorrendo ao nosso redor e, tentar da melhor forma possível atender às novas demandas trazidas por este também novo perfil de usuário, que requer uma sensível adaptação de velhos serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião e colabore construtivamente!