quinta-feira, 30 de junho de 2011

FISL 2011

Está sendo realizado na em Porto Alegre, na PUCRS, a 12ª edição da Feira Internacional de Software Livre.

Nesse momento você deve estar pensando:
"E daí? Não sou da área de informática e acho que software livre deve ser um programa de computador que recebeu habeas corpus!"

Deixando de lado a brincadeira, mesmo sendo um evento voltado para a área de informática, é interessante, no mínimo, ficar atento ao que é discutido neste tipo de encontro de figuras influentes no mundo da Tecnologia, pois muita coisa que está sendo tratada, irá afetar ao modo como todos se utilizam das ferramentas oferecidas pelas TIC's.

Ontem, 29 de junho,  Barry Newsted (Chefe do departamento de desenvolvimento global da Wilimedia) palestrou sobre os "10 anos de Wikipedia" e hoje, 30 de junho, terá um debate sobre "O futuro do marco civil na internet".

FIQUEM LIGADOS:

http://softwarelivre.org/fisl12

quarta-feira, 29 de junho de 2011

DSPACE

Não há como iniciarmos uma conversa sobre Repositórios sem mencionar a iniciativa do MIT (Massachusetts Institute of Technology) em conjunto com a HP (Hewlett Packard), pois se trata de uma das soluções mais adotadas por instituições de todo porte, em todos os cantos do planeta.
O DSPACE é totalmente baseado em ferramentas open source e, apresenta características de funcionamento multiplataforma, pois foi desenvolvido em Java e utiliza-se de um banco de dados PostgreSQL para viabilizar seus recursos de armazenagem.

"Trocando em miúdos, é possível baixar gratuitamente o software e customizá-lo, independentemente do sistema operacional que esteja utilizando, visto que o mesmo tem uma interface de gerenciamento via web e todos os requisitos para a instalação no server são encontradas na maioria dos SO's (Windows, Unix, etc...)."

Por experiência própria, o DSPACE está dentro do escopo daqueles softwares que servem para serem recomendados em um projeto maior combinado a outros objetivos da instituição, visto que o mesmo possui muitas funcionalidades interessantes como a criação de comunidades para acesso aos docs. Também não recomendo a instalação local para usuários iniciantes, pois JAVA não é uma linguagem assim tão acessível ao desavisados e toda alteração (incluindo layout) necessita ser compilada para funcionar. Portanto, não iremos nos deter a dicas de instalação deste software, pois se tornaria um texto excessivamente técnico, o que não é nossa intenção.

Contudo, se você tiver a chance de participar de uma comissão que tratará sobre disponibilização de documentos na web, pode mandar a dica do DSPACE que não tem erro. Terás muitos cases (inclusive nacionais) para apresentar como exemplo e uma ampla documentação técnica disponível on-line.
Na verdade há muito o que ser dito a favor do software da MIT, como por exemplo, que existem formas bem interessantes de customização da interface através do Manakin (inclusive a possibilidade de customização diferenciada por comunidade), que utiliza Dublin Core de forma nativa, que possibilita o harvesting (coleta) de metadados através da tecnologia de Open Archives (possibilita a integração com outras iniciativas), enfim... É uma boa sacada ser o primeiro a levantar esta marca na reunião de pauta do projeto.

Veja alguns links úteis para estudar e conhecer melhor o DSPACE:


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Open Access

Estava lendo o artigo do Prof. Hélio Kuramoto, publicado hoje no Jornal da Ciência, e me dei conta de que muito falamos sobre o assunto "Open Acces" ou mesmo "Repositórios Institucionais", mas fica faltando mostrar o caminho das pedras para aqueles que tem vontade de implantar algo nesta linha em sua instituição.

Portanto, iremos dedicar alguns posts na sequência para tentar ajudar ao iniciante, mas de boa vontade, a escolher uma forma de disponibilizar (ou propor a solução) a produção científica de sua instituição.

Por enquanto, fica a modesta dica de leitura do Trabalho de Conclusão de Curso deste que voz escreve:


Arquivos abertos : avaliação da iniciativa como solução para a disponibilização dos TCC's do curso de Biblioteconomia da UFRGS na WEB

O trabalho aborda de forma bastante prática uma necessidade real e compartilhada por todos departamentos de  cursos, indicando, neste caso, como solução o TEDE para disponibilizar as monografias resultantes dos TCC's do curso de Biblioteconomia da UFRGS.

A idéia inicial era bem mais abrangente, envolvendo a criação de um portal de informações para os formandos, etc... Mas isso é outro assunto, e mais tarde iremos abordar também.