segunda-feira, 27 de junho de 2011

Open Access

Estava lendo o artigo do Prof. Hélio Kuramoto, publicado hoje no Jornal da Ciência, e me dei conta de que muito falamos sobre o assunto "Open Acces" ou mesmo "Repositórios Institucionais", mas fica faltando mostrar o caminho das pedras para aqueles que tem vontade de implantar algo nesta linha em sua instituição.

Portanto, iremos dedicar alguns posts na sequência para tentar ajudar ao iniciante, mas de boa vontade, a escolher uma forma de disponibilizar (ou propor a solução) a produção científica de sua instituição.

Por enquanto, fica a modesta dica de leitura do Trabalho de Conclusão de Curso deste que voz escreve:


Arquivos abertos : avaliação da iniciativa como solução para a disponibilização dos TCC's do curso de Biblioteconomia da UFRGS na WEB

O trabalho aborda de forma bastante prática uma necessidade real e compartilhada por todos departamentos de  cursos, indicando, neste caso, como solução o TEDE para disponibilizar as monografias resultantes dos TCC's do curso de Biblioteconomia da UFRGS.

A idéia inicial era bem mais abrangente, envolvendo a criação de um portal de informações para os formandos, etc... Mas isso é outro assunto, e mais tarde iremos abordar também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião e colabore construtivamente!