quarta-feira, 29 de junho de 2011

DSPACE

Não há como iniciarmos uma conversa sobre Repositórios sem mencionar a iniciativa do MIT (Massachusetts Institute of Technology) em conjunto com a HP (Hewlett Packard), pois se trata de uma das soluções mais adotadas por instituições de todo porte, em todos os cantos do planeta.
O DSPACE é totalmente baseado em ferramentas open source e, apresenta características de funcionamento multiplataforma, pois foi desenvolvido em Java e utiliza-se de um banco de dados PostgreSQL para viabilizar seus recursos de armazenagem.

"Trocando em miúdos, é possível baixar gratuitamente o software e customizá-lo, independentemente do sistema operacional que esteja utilizando, visto que o mesmo tem uma interface de gerenciamento via web e todos os requisitos para a instalação no server são encontradas na maioria dos SO's (Windows, Unix, etc...)."

Por experiência própria, o DSPACE está dentro do escopo daqueles softwares que servem para serem recomendados em um projeto maior combinado a outros objetivos da instituição, visto que o mesmo possui muitas funcionalidades interessantes como a criação de comunidades para acesso aos docs. Também não recomendo a instalação local para usuários iniciantes, pois JAVA não é uma linguagem assim tão acessível ao desavisados e toda alteração (incluindo layout) necessita ser compilada para funcionar. Portanto, não iremos nos deter a dicas de instalação deste software, pois se tornaria um texto excessivamente técnico, o que não é nossa intenção.

Contudo, se você tiver a chance de participar de uma comissão que tratará sobre disponibilização de documentos na web, pode mandar a dica do DSPACE que não tem erro. Terás muitos cases (inclusive nacionais) para apresentar como exemplo e uma ampla documentação técnica disponível on-line.
Na verdade há muito o que ser dito a favor do software da MIT, como por exemplo, que existem formas bem interessantes de customização da interface através do Manakin (inclusive a possibilidade de customização diferenciada por comunidade), que utiliza Dublin Core de forma nativa, que possibilita o harvesting (coleta) de metadados através da tecnologia de Open Archives (possibilita a integração com outras iniciativas), enfim... É uma boa sacada ser o primeiro a levantar esta marca na reunião de pauta do projeto.

Veja alguns links úteis para estudar e conhecer melhor o DSPACE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião e colabore construtivamente!