segunda-feira, 18 de julho de 2011

EPRINTS

O EPrints trata-se de um dos primeiros softwares  de repositório Open Acces e comemora, este ano, 10 anos de sucesso junto a comunidade acadêmica.
Este software é uma iniciativa da University of Southampton e é completamente compatível com a metodologia OAI, ou seja, de forma simples e objetiva, os metadados podem ser coletados e armazenados por outros repositórios.
Não tem muita documentação em português, mas é uma excelente base para a construção de um repositório institucional, visto que o EPrints, que já se encontra em sia sua versão 3.0, está muito estável e robusto e oferece uma gama de serviços e complementos que podem ser instalados separadamente.
Quanto a instalação, não é um sistema muito exigente! Pode ser instalado em diversas distribuições LINUX, bem como em ambiente WINDOWS, bastando possuir um servidor Apache, banco de dados MySQL 5 e um módulo PERL nativo.
Este é uma boa pedida àqueles iniciantes que gostam de efetuar testes em suas máquinas locais, com uma certa dose de paciência e atenção ao manual, não é difícil de colocar o sistema para rodar.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

Site oficial do EPrints:
http://www.eprints.org/

Repositório DEMO do EPrints:
http://demoprints.eprints.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião e colabore construtivamente!