sexta-feira, 9 de março de 2012

A regra dos 10 minutos

Existe uma espécie de dito popular entre projetistas de interação (profissionais dedicados a projetar/elaborar formas de interação entre a interface do sistema e o usuário) que diz o seguinte: 



"Para saber se um sistema é fácil de entender, o usuário inexperiente deve conseguir utilizá-lo em menos de 10 minutos." 


Fiz um pequeno e relativo esforço no intuito de tentar atribuir a autoria desta ideia, contudo, ao me deparar com as primeiras contradições desisti da busca e, decidi focar o rumo deste quase "bate-papo" unilateral tão somente no conteúdo da frase citada acima.

Direto ao ponto:
  • EFICÁCIA
  • EFICIÊNCIA
  • SEGURANÇA
  • UTILIDADE
  • LEARNABILITY (facilidade de aprender)
  • MEMORABILITY (facilidade de lembrar como se usa)
Estes 6 itens listados acima tratam-se das principais metas da usabilidade. Já falamos um pouco sobre o tema USABILIDADE aqui neste blog, mas nunca é demais relembrar as suas principais metas, até para que possamos embasar melhor a discussão.

Pois bem, salvo exceções de sistemas que são por natureza bastante complexos, senão todas, pelo menos a maioria das metas da usabilidade devem ser alcançadas em 10 minutos de uso/interação entre um usuário e uma interface qualquer.

Partindo do princípio que a interface é apenas meio e não o fim, torna-se inaceitável que um usuário necessite perder mais tempo aprendendo a utilizar a ferramenta (EX: catálogo online) do que experimentando o resultado da mesma. Eventualmente poderemos não alcançar todas as metas imediatamente, até porque a medida de tempo é apenas metafórica, porém é muito importante manter a vigilância quanto aos excessos de passos e procedimentos planejados, seja para a requisição de uma simples busca no catálogo ou mesmo a renderização de uma animação em 3D.

AUTONOMIA

Na opinião deste que voz escreve, a palavra-chave ainda é a boa e velha autonomia!

Me acompanhe no raciocínio: Ao projetar um serviço, independentemente do tipo de público, tenho que ter presente a ideia de que não estarei ao lado do usuário o tempo todo para orientá-lo, portanto o mesmo deverá ser capaz de utilizar o serviço sozinho... Um pouco mais de paciência e vamos concluir!

Então, para que o plano de uso da ferramenta funcione, obrigatoriamente deve-se alcançar de forma rápida e simples as metas universais de usabilidade.

Sendo curto e grosso! Se precisar de muita explicação, provavelmente ta muito complicado de usar e, se o usuário não usar direito o objetivo não será alcançado e tudo foi por água abaixo.

SIMPLICIDADE. Esta seria a sétima meta de usabilidade que eu seguramente incluiria empiricamente a esta lista.